Pense Nisso

Iniciando um Ministério de Dança: Os Ensaios

Boa Noite, queridos!
Quero expor alguns pontos importantes que creio fazerem a diferença no andamento dos ensaios de um ministerio de dança. Vamos começar listando as principais etapas que devem compor o ensaio:
  • Momento de Oração; (Devemos iniciar o ensaio nos consagrando ao Senhor, pedindo sua graça e unção, buscando a Sua Face e nos arrependendo de nossos pecados. Ore tambem pedindo a Deus que nos livre de lesões e que manifeste a sua Presença através da Dança);
  • Devocional (ou leitura da Biblia. mais importante que a própria dança, devemos expor nossas vidas à luz da Palavra de Deus. Muitas vezes, os componentes do grupo não tem o hábito de ler a Bíblia. No ministerio de dança ele vai ser incentivado a ter uma vida diária de comunhão com Deus e com a Sua Palavra);
  • Ensaio Tecnico (alguns levitas não tem condições de frequentar aula de dança, outros ainda nunca tiveram contato com as tecnicas basicas. No ensaio tecnico serão estudados os exercicios básicos do ballet, jazz, dança moderna ou street, conforme o estilo do seu grupo. Sei que em muitas igrejas não temos um professor de dança disponivel. Neste caso, esta parte do ensaio pode ser comandada por alguem que está matriculado em aula de dança ou alguem que já tem uma base para poder treinar o grupo). Sei que em muitas igrejas os grupos não fazem ensaio tecnico. Eu creio que é importante haver o preparo tecnico, pois nossa oferta deve ser perfeita, se Deus te chamou pra isso você deve se preparar o melhor possível pois o nosso Deus merece. Procure oferecer uma ADORAÇÃO COM EXCELENCIA.
  •  Ensaio de Coreografia (Neste momento, o foco é a coreografia a ser ministrada. Atenção: Não é apenas aprender os passos. Os movimentos devem ser limpos e o grupo deve trabalhar sincronizado.
Outras Considerações:
  • Postura do levita durante o ensaio : Estar atento ao seu líder, não conversar fora de hora, estar focado no ensaio e não "encostado" ou "sentado no chão" enquanto o grupo ensaia, ou repete algum movimento.
  • Roupas: o ensaio exige roupas leves, porém decentes. Use colan e calça de malha ou cotton. Atente para não expor seu corpo. Prenda sempre os cabelos com coque ou rabo de cavalo.
  • Alimentação: Nunca vá ao ensaio sem se alimentar. Mesmo em periodos de consagração com o grupo, sempre tive o cuidade de orientar meus liderados que no dia de ensaio ou ministração não fazemos jejum. A dança requer muita energia e num dia que fazemos jejum estamos propensos a tonturas e desmaios se insistirmos em dançar.
  • Kit Ensaio: Biblia, Sapatilha, garrafinha de agua e toalhinha.
Por enquanto é só.
Em breve mais orientações.

Cristo Vive, a Ele Glória!!
Silmara Caetano
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

11 comentários :

  1. Boa noite,Shalon.
    Ótimas dicas.
    Deus continue abençoando.
    Visita
    http://ministerioguiadospordeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente sua postagem!

    Sou evangélica e professora de dança, mais especificamente o ballet clássico.
    Se precisar de algo estou a disposição!

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Muito importante essas dicas!
    Deus abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha! Agradeço sua visitinha Edineide! Volte Sempre.. e deixe mais recadinhosss ... :))

      Excluir
  4. Muito bom esse post para quem está começando ep ara não perdermos o hábito de fazer cada um destes momentos!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço muito!! Tem me ajudado de verdade, Graças a deus!
    Que você continue sendo abençoada e usada por Deus!

    ResponderExcluir
  6. Agradeço muito! Tem me ajudado de verdade, graças a Deus!
    Que Deus continue te abençoando e que você continue sendo tremendamente usada por Ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid, Graça e Paz! Mto obrigada por sua visitinha em meu blog, agradeço também ao carinhoso comentario.. Espero poder contribuir mais e mais em seu crescimento ministerial. Creio que Deus trará um mover sobrenatural sobre a igreja nesses dias... e isso irá acontecer através de vidas que se consagrem a Ele, através de mim e você! Vamos nos consagrar, tomar posição, minha irmã!
      Um gde bjo!!

      Excluir
  7. Ola meu nome e Mirceia iniciei neste mes como lider de coreografia...tipo so tinha euzinha pra pegar lideranca ja q na minha igreja nunca fica lideranca neste ministerio mais creio q nsste ano sera diferente e q mudara tudo sempre colocamdo Deus na frente..li seu poste e creio q estou no caminho certo nao tenho experiencia alguma nesta area mais amo dancar ao Senhor...preciso de alguns toques nao tenho nocao pra liderar apesar de saber q Deus vai a minha frente e o espirito santo me Direciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz! Mirceia :) Parabéns por se colocar a disposição para servir! Neste blog existem uma infinidade de dicas sobre tudo o que envolve as rotinas de um ministerio. fique a vontade para comentar e aprender mais sobre a dança como adoração a Deus...
      Obrigada pela sua visitinha!! :)

      Excluir
  8. olá ! meu nome é nilcimar e iniciei uma liderança com o ministério infantil .confesso que não queria ,mais já acostumei com a ideia estou meia perdida com os ensaio e reuniões faço 2 vezes ao mês e se faltar elas fica sem dançar estou precisando de ajuda pois realmente eu quero colocar responsabilidade nelas mais sei tb que muitas dependem dos pais mais ao mesmo tem´po se eu não fizer isso elas vão crescer e não vão aprender nada pra elas estar ai é somente dançar e vão crescendo sem responsabilidade como temos visto muito por ai achando que ministério é oba-oba.bjs...

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]