Pense Nisso

A Competição no Ministerio de Dança

Boa Noite queridos irmãos em Cristo!
Filhos, Eleitos, Regenerados e Santos em Cristo Jesus!
Conforme prometido, hoje vamos falar sobre um tema muito perigoso:




A COMPETIÇÃO NO MINISTERIO DE DANÇA

A competição no sentido de uma luta comum por um mesmo objetivo pode ser saudavel. Pode nos inspirar a ensaiar com frequência em casa, estudar mais a Biblia, buscar uma técnica mais apurada em determinado estilo, a aperfeiçoar os movimentos, etc.

Ser desafiado e estimulado a alcançar um objetivo não é algo errado em si. Entretanto, quando o pecado começa a marcar presença na competição, a meta a ser alcançada é deturpada e se torna uma obsessão em depreciar o irmão. Esse tipo de competição pode desviar nossos olhos do foco, do objetivo pretendido, e nos faz, insistentemente, nos comparar a outras pessoas. Isso torna a competição algo errado.

“Porque não ousamos classificar-nos ou compara-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos, revelam insensatez.” II Corintios 10:12

Competir se tornou tão comum em nossa cultura e tão presente no mundo da dança e (infelizmente) dentro das igrejas, que supomos que qualquer forma de competição é aceita por Deus.

Muitas vezes, não nos damos conta que estamos ministrando com danças diante do altar do Senhor com um coração completamente deturpado. Isso acontece quando nosso coração se preocupa em comparar nossas roupas, ou a maquiagem, ou quando no momento da ministração “espontânea” prefirimos os saltos e os “gran batimãs” exibindo nossa “técnica” mais apurada que a da irmã. Será que a sua “competição” se esconde na sua maneira de liderar o grupo, procurando ser “bem melhor” que o lider anterior?  Digo com tristeza, mas já presenciei grupos de dança de uma mesma igreja sentados em lados opostos, seus membros nem se cumprimentavam e seus lideres mal se falavam, e pior: armavam laços pra deixar o outro grupo mal com o pastor e a igreja. Isso é um absurdo! Misericórdia Senhor!

Deus não está nisso, queridos! A Biblia defende a cooperação, o acordo e a unidade entre os irmãos. Inumeras metaforas são usadas para descrever essa cooperação:
  • Somos um edificio (Efesios 2:20-22);
  • Membros ajustados
  • O corpo de Cristo (I Corintios 12:27);
  • A raça eleita (I Pedro 2:9)
Além dessas passagens, encontramos em Atos 2:1 que o Espirito Santo foi derramado enquanto todos estavam “juntos” no mesmo lugar; e mais: o apóstolo Paulo em diversas ocasioes falou da necessidade da unidade do Espirito (por exemplo em Efesios 4:3). Até os dons do Espírito existem para trabalharmos em harmonia uns com os outros enquanto ele mesmo nos direciona a fim de que todo o corpo de Cristo seja edificado: (I Corintios 12:7; 11-12).

Amados, vamos crescer em Cristo! nós somos responsáveis pelo bem estar uns dos outros; devemos orar uns pelos outros, somos chamados para ser “do mesmo parecer” (RA) ou para “ter o mesmo pensamento” (NVI) e viver em paz (II Corintios 13:11). Assim, Deus estará no nosso meio…

Esse espirito de competição deve ser repreendido veementemente e sua ação deve ser quebrada em nome de Jesus. Somente dessa forma é que os ministerios poderão apresentar uma dança santa ao Senhor, e o Espirito de Deus fluirá, e agirá, pois os nossos olhos estão em Jesus, não nas nossa habilidades, ou nas dificuldades dos outros.

Termino este post com as instruções de Paulo as Romanos 12: 10-11
“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si proprios … sejam fervorosos no Espirito, sirvam ao SENHOR “


No amor de Cristo
Silmara Caetano

"O saber ensoberbece, mas o amor edifica. Se alguem julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber”  I Corintios 8:1b – 2
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :

  1. Òtimo artigo, este é realmente um assunto muito importante e interessante a ser abordado... Deus tenha misericórdia da minha vida para que nunca entre nesta cilada. Dizer que nunca entraremos nisso seria mentira, pois além de não sabermos o dia de amanhã, não sabemos o que Satanás esta preparando para nos passar a perna. Acho que devemos estar sempre com Deus, pedindo sua misericórdia e proteção contra coisas assim.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Nat... Só mesmo a misericórdia de Deus sobre nós. Vamos fazer nossa parte: vigiar sempre! manter nosso coração limpo só é possível com vida no altar, oferecido em constante sacrificio ao Senhor! Um gde abç e agradeço a visita!! ^^

    ResponderExcluir
  3. A paz!
    adorei o artigo estava pensando o mesmo sobre a competiçao na igreja, inclusive meu grupo já ate ganhou uma competição!
    A competição na igreja é uma coisa triste já fui de 2 igrejas em que a minha igreja e a sede eram "rivais" sempre competindo em tudo.

    obrigad fike na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz! é preciso que muitos ministros de dança voltem seu coração a Deus para que Ele nos trate e nos restaure. Não existe lugar para ele enquanto nossa atenção está no reconhecimento e aplausos.
      Obrigada pela visita!! =D

      Excluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]