Pense Nisso

Dança espontânea X Dança Profética



Graça e Paz queridos adoradores do Pai!
Filhos amados e guerreiros vitoriosos do Senhor! Bom Dia!


Uma leitora do Blog (é a Ana, valeu Aninha!!!  =D ) me enviou sua dúvida a respeito de Dança Profética. Ela queria saber se é a mesma coisa que Dança Espontânea. Então aqui vou esclarecer alguns pontos a respeito.


Muitas pessoas tem essa dúvida, inclusive eu já tive. Nunca tive essa explicação de alguém, o que entendo por dança profética é baseado na MINHA vivência e em anos de ministério. Claro, existem muitas formas de entende-la, portanto, vou explicar o MEU ponto de vista:


Tanto a dança profética quanto a espontânea são movimentos NÃO combinados, certo?

Qdo eu danço a "espontânea" estou dançando movimentos que EU quero ofertar ao Senhor, é uma coreografia "minha", improvisada na hora, é a expressão da "minha" adoração. (Toda dança vem do Senhor, ele é a fonte de tudo... pois nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17:28) Coloco a palavra "minha" dança entre aspas, para facilitar o entendimento de que estou oferecendo ao Senhor uma adoração consciente, racional, autêntica, "minha"...

A Dança Profética ocorre, muitas vezes, nos momento de adoração livre ou espontânea, Porém, não dançamos o que queremos, mas expressamos movimentos que foram gerados no coração do Pai, o Espírito Santo nos incomoda a executá-los, por que ele quer revelar em nós algo de Deus. Pra mim, isso é a Dança Profética.

Tenho um exemplo: Uma vez, o Espírito Santo me incomodou a colocar toda equipe p/ dançar prostrada, Deus me falou muito claramente. Eu fiquei um pouco relutante, porque a canção que o Min. de Louvor tocava falava de guerra, como que iamos dançar prostradas???


Enfim, obedeci a voz do Senhor. Fiz sinal a todo o grupo, que obedeceu mesmo sem entender. Logo que nos concentramos, o Senhor começou a derramar os movimentos... Antes mesmo que terminasse a musica, Deus mostrou em visão ao pastor da igreja que Ele queria um concerto naquela noite. E a dança que estavamos expressando era exatamente isso, era dança de arrependimento. A dança profética vem qdo estamos atentos ao comando de Deus. Existe ainda alguns ministérios que chamam de dança profética toda e qualquer coreografia montada sobre uma musica que seja profética. Por exemplo: uma coreografia da musica "Grandes coisas estão por vir" do Fernandinho, seria considerada profética, por que a letra da musica profetiza sobre as pessoas.

Quero reiterar que essas definições são uma concepção minha, resultado de experiências vividas na adoração com danças. Sei que existem pensamentos diferentes e não tomo minha concepção por um assunto encerrado. Por isso, quero incentivar você que tenha experiencias com Dança Profética a expor aqui o seu ponto de vista. Nosso Blog é democrático e é pra o nosso crescimento em Cristo, certo?



Aguardo seus comentários...


Que Deus Abençoe a Todos!
Silmara Caetano


Cristo Vive, a Ele Glória!!



Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

19 comentários :

  1. Boa tarde! Paz do Senhor! Eu tenho uma dúvida! Eu sou líder de uma equipe e fazemos apresentações um domingo por mês e dançamos dança espontânea todos os domingos. Mas tem uma pessoa que precisou sair do grupo por causa do trabalho e faculdadde e agora ela quer voltar, mas só para ministrar aos domingos, porque não tem tempo para estar nos estudos e nem ensaios para fazer as apresentações que acontecem num domingo por mês, mas só algumas vezes que ela pode estar na escola bíblica.
    Eu e a minha vice temos zelo no serviço ministerial. Será que estaria certo se deixássemos ela voltar nessas condições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, Paz! querida.. é uma situação dificil... Se entendi direito ela só vai participar dos cultos de domingo? Eu creio que mesmo que as ministrações sejam esponâneas, merecem um preparo prévio, ensaio ou reunião com uma conversa a respeito. Não é assim, chegar e dançar... Desse jeito abre precedente para aqueles que não tem compromisso, entende? Não acho certo a "impedir" de voltar ao ministerio, mas para ministrar é preciso ter compromisso com o grupo, ensaio sim... Ore e peça orientação do Senhor. Uma saida seria tentar achar um dia e horario que possam estar TODAS presentes... Um bjim...

      Excluir
  2. Olha a pouco tempo Deus tocou em meu coração para criar um ministerio de coreografia e conversei com meu namorado que é o líder dos adolescentes pq a coreografia faz parte dos adolescentes e ele libero e tal.... conto isso pq Deus está esperando o melhor do grupo e o meu líder teve confiança em mim por isso precissamos fazer o melhor pq fazer de qualquer jeito nao adianta entao se o Pastor da sua igreja por exemplo permite o grupo de dança vc como líder tem que ver o que é melhor muitas vezes nao podemos olhar so pelo lado pessoal temos que ver se ela se apresentar só os domingos vai ser construtivo para o grupo e se será o melhor pra Deus! Espero ter ajudado ")

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE! SOU CRISTIANE.
    MINHA EXPERIENCIA É A SEGUINTE:
    O ESPIRITO SANTO ME TOMOU EM UMA MUSICA E O QUE A MUSICA DIZIA O ESPIRITO EM MIM FAZIA, MAS SÓ Q DE UMA FORMA DO CÉU MESMO.COLHIA AS ORAÇÕES E FRAQUEZAS DAS PESSOAS DE UMA FORMA BEM DIFERENTE QUE CONHECEMOS E ENTREGAVA AO SENHOR ERGUENDO MINHAS MÃOS AO CÉU. A DANÇA FOI ESPONTÂNEA E CONDUZIDA PELO ESPIRITO . A CANÇÃO ERA DO DAVID QUILAN "ENTREGO TUDO".NÃO SOU DO GRUPO PROFÉTICO MAS
    DEUS ME USOU NAQUELE MOMENTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que experiência incrivel! Obrigada por compartilhar! Deixa Deus te usar mais e mais!!

      Excluir
  4. Boa tarde!!! Sou lider do ministério de dança da minha igreja.
    Bom sobre o espontãneo não sei direitocomo lidar com o meu grupo, pois temos Santa ceia uma vez por mês na igreja e o pasto da minha igreja sempre pede o espontãneo só que encontro uma grande resistencia no grupo e infelizmente não estou sabendo lidar com isso... Beijos Caiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caiane, geralmente as pessoas que resistem em dançar espontâneamente tem essa atitude justamente por não fazerem isso com frequencia. Eu sempre separo um momento durante os ensaios, geralmente o momento de devocional para deixar uma música no fundo, para que os levitas expressem sua oração através da dança. O ministro precisa de intimidade com Deus pra sentir-se "a vontade" na dança espontanea.

      Excluir
    2. Ola boa tarde, eu me encontro grande dificuldade com meu grupo de dançar
      Pois minha pastora que dançamos o que ministerio de louvor canta so que simplesmente o líder ministério de louvor me da música eu tenho que me virar nunca tenho direito de escolher hino queria conselho seu obrigada. Letícia

      Excluir
    3. Leticia, a Paz! muitas equipes passam por isso frequentemente. Não podemos tomar uma posição de ir contra ou enfrentar o lider.. Sei que é dificil, mas vc precisar tracar estratégias para vencer a dificuldade, e não criar mais atrito ok?
      Combine com a sua equipe de estarem presentes nos ensaios do louvor, para que vcs já estejam sabendo quais serão os louvores do culto e aproveitem a oportunidade para ir criando os passos, ou treinando o grupo para conduzir o louvor com dança em espontâneo. é assim que pude vencer as minhas dificuldades..

      Excluir
  5. Boa noite, sobre o espontaneo, temos q lembrar q os passos, os movimentos sao todos conduzidos pelo Espirito Santo. E acho q no culto de santa ceia é um bom culto para fazer algo diferente... Já q é so uma vez por mes, procure reunir com seu grupo e montar uma coreografia... Temos q inovar sempre, para nao ficar uma coisa repetitiva.

    Deus abenco voces... Juliana

    ResponderExcluir
  6. boa noite, faço parte do grupo de dança na minha igreja a 1 ano porém ministro sempre nas coreografias montadas em grupo, tenho muita vontade de dança espontanea mas tenho muita dificuldade em me soltar e criar os passos sosinha tenho 47 anos e meu grupo é bem jovens e adolecentes que dança muito bem, gostaria de saber o que faço para dançar espontaneo. Agradeço a ajuda. Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Irmã Anonima.. A Dança Espontânea flui a medida que vc irá se entregar a Deus com sua dança. Não precisa ser na Igreja, é em casa mesmo, adorando o Senhor no secreto, que os movimentos fluirão.. comece a pratica livremente, que logo vc estará mais segura para ministrar na igreja... Não desista! Deus é contigo!! ;)

      Excluir
  7. Sou de um ministerio de dança e já tentei fazer espontâneo mais não sai nada quer dizer chego a dançar mais não sou criativa a ponto de fazer passos já tentei ate MSM em casaais nada... Pedi a Deus e nada sera q tem algo de errado comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz! Mimi, não há nada errado com vc.. somente praticando bastante é que vamos nos deixando levar pela cançao, e "relaxando" pra poder adorar espontaneamente. muitas vezes a tensão, o medo nos leva a uma postura muito critica da forma como adoramos, e acabamos saindo do altar com a sensação que não fizemos direito. No espontâneo não há certo ou errado, mas sim sua expressão mais intima de amor a Deus.. mesmo que ela seja expressa em passos que, à nossa maneira de pensar, são repetitivos.. fique em paz, não deixe de praticar, logo vc estará mais solta e será capaz de desenvolver melhor a dança espontânea. bjss

      Excluir
  8. Deus abençoe esse blog Silmara.. Estou montando uma apostila com todas as informações, experiências e dicas do seu blog para passar as nossas ministras da igreja. Somos um ministério que precisa muito de um renovo ministerial e espiritual e louvo a Deus pois podemos encontrar irmãos que compartilham essas ricas informações.
    Creio que é de Deus :)
    Um grande abraço.. Vamos continuar seguindo o blog e que a paz esteja conosco <3

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, quando a pessoa só se consagra a Deus, e ministra a dança sem ensaia e combinar passos isso é ato profético ou espontâneo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo, a Paz! No meu entendimento é isso que chamamos de dança espontânea.. bjs

      Excluir
  10. Olá, sou líder do ministério de dança da minha igreja. Dançamos todos os domingos as musicas que o ministério de louvor ministra durante o inicio do culto. Normalmente nossos passos são coreografados e ensaiados, as vezes no meio de alguma coreografia deixamos o espontâneo fluir , mas há dias que o ministério de louvor troca a musica em cima da hora ou simplesmente decide não ministrar a musica que já foi ensaiada, mas eles fazem isso e simplesmente não nos avisam, descobrimos que a musica foi trocada somente na hora que o culto vai começar, assim todo o nosso ensaio e esforço se torna perdido, e confesso que muitas vezes isso traz para mim e para as meninas do meu grupo uma grande frustração, nos sentimos desrespeitadas de certa forma, como se ninguém se importasse com nosso esforço...
    E por acontecerem coisas assim, há uma grande cobrança para dançarmos espontaneamente, principalmente das pessoas do ministério de louvor, poque na opinião deles, nós do ministério de dança não precisamos de ensaio, é só chegar no culto "mesmo sem saber a musica" e dançar espontâneo...
    Só que para mim não é assim que as coisas funcionam, pra mim as coisas Deus devem ser feitas organizadamente e claro da melhor maneira possível, sim eu queria dançar somente no espontâneo, mas eu e algumas meninas do meu grupo temos vergonha, por isso não usamos o espontâneo em todas as musicas, então quando o assunto é só espontâneo em todas as musicas tocadas, não funcionamos muito bem , principalmente pela pressão que nos botam.
    já pensei varias vezes em sair do ministério de dança, principalmente depois de um fato ocorrido ontem.. Mas eu amo adorar a Deus dançando, e eu não sei o que fazer, poque todos me cobram muito, mas ninguém tenta entender meu lado. Estou pedindo direcionamento a Deus..
    Mas gostaria de um conselho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz! querida anônima.. Não desista, vc é muito amada!
      Quero te encorajar a não desistir do seu ministério... Sabe, muitas lutas que passei na minha vida ministerial pareciam não fazer sentido, mas depois de anos vejo que o fim daquilo era me moldar, pois eu também não sabia lidar com a pressão, em muitas áreas da minha vida, até mesmo profissional.. Eu achava que estava fazendo tudo certo, dando o meu melhor.. E estava mesmo, Deus sabe tudo.. Deus queria apenas me ensinar a ser mais paciente, até comigo mesma.. As lutas podem ter muitas razões, ou nenhuma! Mas o Pai querido que as permite na sua vida, tem um motivo, tem um propósito. Então aguarde no Senhor.. Seja paciente com vc mesma, e se Deus te sinalizar que vc precisa corrigir algo, relaxe! Tente de novo, vc esta no caminho de aprendizagem assim como todos nós... Quanto as pessoas que te cobram.. Diga a elas que vc também está aprendendo, como elas...

      Sobre o espontâneo.. no inicio é assim mesmo, viu. Mas o treino é necessário por duas reazões: primeiro, através do fluir dos movimentos espontaneos, surgem novos passos, assim a dança vai sendo incrementada e não fica aquela coisa monótona.. segundo: a prática vai servir pra o grupo ter mais entrosamento e todos os integrantes vão melhorar na sincronia, no tempo de resposta ao ver a direção de movimento dada pelo condutor, entende?

      Agora, com todo amor, não permita mais que as "surpresas" do grupo de louvor, essas trocas de musica antes do inicio do culto, não permita que isso entristeça seu coração, e nem deixe isso chegar ao seu ministério, as outras meninas.. isso claramente pode ser uma brecha que o inimigo vai aproveitar e atrapalhar a adoração de vcs...

      Falo pois já passei muito por isso, isso me "magoou" por muito tempo.. Até o dia que Deus me disse que somos um corpo só, o louvor, a dança e a igreja. no momento da adoração, temos que caminhar juntos.. e que eu preciso ter isso como decreto no meu coração.. Então acabei vendo que EU tinha que mudar de atitude.. Não serei eu que vou caminhar na direção oposta, Eu vou abrir mão da "minha razão" pra seguir junto.. Depois disso a coisa começou a fluir melhor.. Resumindo: Hoje vejo que isso era também mais um teste que Deus me aplicou, pra aprender que caminhar juntos tem um preço... Não foi agradável, não foi fácil. Mas posso dizer a você.. Compensou muito a postura que tomei. Valeu a pena!

      Espero ter ajudado... Um grande abraço!
      Volte mais vezes e conte comigo sempre!

      Excluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]