Pense Nisso

Dançar Espontâneo é um Dom?


Graça e Paz!
Boa Noite a todos, queridos leitores e seguidores, adoradores que curtem o blog Mover...
A algum tempo recebi um email de uma irmã leitora do blog, com uma dúvida muito pertinente... Dançar espontâneo é um dom? Será que todos os que adoram com danças têm a capacidade de dançar espôntâneo? Se sim, porque algumas pessoas que já tem experiencia em dança não conseguem e literalmente "travam" no momento em que o líder sugere a dança espontânea?
Vamos refletir a respeito disso?

Transcrevo aqui parte do email da minha querida irmã Ministra de Dança:

********************
Olá Silmara!! A paz!! Te mandei um email, ha um tempo e sua resposta me ajudou muito!! Mas tenho outra duvida, gostaria de saber sua opinião... E a respeito de dança espontanea! Todo ministro de dança tem o dom de dançar espontanea? Enfrento muitos problemas no grupo de dança da minha igreja porque eles não gostam de fazer e quando fazem é porque a líder praticamente obriga,mas pra mim partindo dai ja deixa de ser espontaneo e acaba que fica uma dança tão vazia, sem sentido...
Eu nunca tinha ministrado espontanea até q fui escalada (...) então busquei de Deus, me consagrei,me informei sobre o assunto e descobri a delicia que é dançar espontanea, fui cheia do Espírito aquele dia... Desde então fiquei com essa duvida, todo ministro de dança tem o dom da dança espontanea ou é algo que precisa ser dado, confirmado por Deus em cada um individualmente? Precisamos saber pra decidir se continuamos a insistir pra que eles descubram que podem ou paremos de cobrar por entender que nem todos tem o dom... O que voce acha?

Aguardo ansiosa por sua resposta!
Desde ja agradeço e que Deus continue abençoando sua vida e seu ministério!!
Forte abraço
******************
Esta foi minha resposta a esta leitora:

No meu ponto de vista acho que não... Todos os que são chamados a dançar pra Deus tem em si o suficiente pra dançar espontâneo. E te explico o porque eu penso assim: 

Pense na seguinte situação: quando vc se converte ao Senhor, vc não sabe orar não é mesmo? ou melhor, vc pensa que não sabe orar... isso porque vc não tem o costume, nem tem o linguajar daqueles que ministram nos pulpitos das igrejas. Então vc pensa que não sabe orar. Mas a verdade é que a oração é apenas uma conversa sua com Deus, então qualquer pessoa que QUEIRA orar, pode orar... É apenas falar, conversar, trocar uma idéia... rsrsrs ok? Com o passar do tempo, com o treino constante..  sua oração vai ficando mais natural e cada vez mais facil falar com Deus.
Com a dança espontânea é a mesma coisa! a dança espontânea é uma "oração" sua pra Jesus, do seu jeito, com a sua linguagem corporal, que é só sua! No começo vc pensa que não sabe... mas o fato é que vc não é "treinado" pra isso.. mas a perfeição ou seja, a espontaneidade virá somente com o treino constante...
entendeu? 
Eu tive essas dificuldades com muitos liderados, mas sempre que houve boa vontade, disposição,  da parte deles, em praticar em casa, nos ensaios e nos cultos, sempre houve melhora no desempenho da dança, e o "trauma" de ter que dançar espontâneo caiu por terra... 
 ***
E vc, querido leitor? Você já sentiu dificuldades na hora da Dança Espontânea? Superou esta dificuldade? Quero te incentivar a compartilhar aqui sua experiência.. Através da sua história muitas pessoas podem se inspirar e vencer suas próprias dificuldades..  Compartilhe sua experiência! Comente! Vamos crescer juntos em conhecimento na Graça de Deus!

No Amor de Cristo,
Silmara Caetano
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

5 comentários :

  1. Oi Simara,eu sou ministra de dança à muitos anos. Exerci o meu ministério em Portugal e agora continuo a exercê-lo na Suiça onde estou a morar.Amei este blog abençoado e a partir de agora virei visitar mais vezes!Concordo plenamente com o que foi falado sobre dança espontânea.Ela ja nasce dentro de nos. Cabe-nos saber desenvolvê-la e cultiva-la com a orientaçao de Deus!Que Deus vos abençoe ricamente.Márcia Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, a Paz de CRisto! que bênção saber que o Senhor a está usando aí na Suiça para propagar sua Palavra atraves da dança! Seja a bênção do Senhor sobre a sua vida e sua Unção abundante possa fluir através de Ti! Um gde abraço!!

      Excluir
  2. Graça e paz amada Silmara! Antes de tudo quero lhe dizer que sou completamente apaixonada pelo seu blog! Ele tem me abençoado tremendamente! Bom, eu descobri meu chamado para a dança há um ano aproximadamente, mas pelo fato de ter sido muito tímida, acabava calando meu chamado, até o dia em que o Senhor me confrontou e aí não teve jeito,rs.. Entrei pro ministério de dança de minha igreja, ensaiava e dançava louvores coreografados, mas quando se falava em dança espontânea, eu recuava! Até o dia em que minha líder me escalou, não disse não, mas por dentro eu tremi muito,rs.. Mas hj posso dizer que foi maravilhoso,inesquecível aquela minha experiência com o Senhor,me lembro do louvor até hoje! Foi incrível sentir o Espírito Santo me mover! Dps dessa experiência, me apaixonei e não parei mais.. me aperfeiçoei e hj pela honra e glória do Senhor sou a líder do ministério, assim ajudando quem tem esse mesmo medo que eu tive! Deus abençõe! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz amada do Senhor! Antes de tudo quero lhe parabenizar por este blog e te dizer que sou apaixonada por ele! Tem me abençoado tremendamente! Agora quero contar minha primeira experiência com a dança espontânea! Eu fazia parte do ministério de dança de minha igreja fazia muito pouco tempo, e sempre fui muito tímida, dificultando assim o agir de Deus! Dançava louvores coreografados mas quando se falava em dança espontânea eu recuava e me bloqueava! Até o dia em que minha líder me escalou e não teve jeito,rs.. Não disse não, mas por dentro tremi muito! E hj eu posso dizer que foi a melhor experiência de minha vida, jamais esquecerei daquele momento! Me entreguei e deixei o Espirito Santo me mover, e foi único! Me lembro do louvor ate hj, ele me marcou tremendamente! Ds disso, não arei mais.. Ensaiava em casa, fui me aperfeiçoando e hj pela honra e glória do nosso Deus eu sou a líder do ministério, ajudando assim as pessoas que tem esse medo e esse bloqueio com a dança espontânea! Beijos.. Deus abençoe e esero que meu testemunho ajude a muitos! Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo testemunho Patricia!! Glórias a Deus que te capacitou e te honrou pela sua disposição e corajem!! :) Vc é um exemplo para muitos e já vou agradecendo por ter compartilhado sua experiência aqui no Blog! É uma história muito enriquecedora e creio, em Nome de Jesus, que muitos serão tocados, serão encorajados e romperão com suas barreiras... Muito Obrigada Irmã por seu testemunho!! Bjss!! :-bd

      Excluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]