Pense Nisso

Como escolher a Musica para Coreografar


“tudo o que fizer, seja para glória de Deus” I Corintios 10:31

Ao escolher um louvor para trazê-lo ao culto congregacional devemos nos atentar para alguns aspectos que determinarão o sucesso ou o fracasso da ministração. Já abro um parentesis para explicar que sucesso NÃO significa obter reconhecimento das pessoas nem a glória pessoal. Sucesso para mim é conseguir cumprir o propósito. É atingir o alvo. É cumprir os designios de Deus através daquela ministração. Isto é sucesso, ok!

Todo louvor ministrado deve ter um requisito básico: promover o relacionamento do homem com Deus. Portanto se você está diante de uma musica que não cumpre este requisito inicial você já pode descartá-lo. Por mais bem intencionado que sejamos, não significa que Deus aprova tudo o que o homem propõe.

Vamos caminhando um pouco mais: O louvor pode ser usado como uma ferramenta de edificação, de ensino da Palavra, pode ser uma arma ofensiva na guerra espiritual, pode ser escudo de defesa contra investidas malignas, pode preparar o fluir profético, pode ser um testemunho de milagres, pode ser instrumento de curas, instrumento de evangelismo.. etc.. Creio que ao ler até aqui, você já se lembrou de muitos louvores que cumprem essa função, não é mesmo? Glórias a Deus! Você está entendendo! Veja que em tudo isso há um propósito definido? Há uma mensagem de Deus embutida em cada um desses propósitos?


Agora, se o louvor que está diante de você não atende a nenhum propósito definido, ele não servirá para o culto congregacional. Louvar e adorar não é entretenimento nem recreação... Ao ministrar no altar, trazemos uma mensagem para a igreja. A igreja é a Noiva de Cristo! Não brinque ao servir qualquer coisa no altar de Deus!

Antes que me atirem pedras, quero esclarecer que você pode gostar do louvor que bem entender, você não vai ser castigado por isso. Mas faça uma diferenciação entre o seu momento de lazer e o momento de adoração congregacional. A ministração de louvor seja só com musica ou com dança deve ter um propósito definido e deve glorificar a Deus somente!

Hoje as igrejas estão sendo invadidas por artistas comprometidos unicamente pelo comercio. No louvor e na adoração o único que deve brilhar é Jesus. Nossos pensamentos devem ser atraidos para Deus, e não para nós, ou para o nosso “eu”. Porém muitas das letras que caem no gosto popular nos dias de hoje só falam do eu e muitos lideres não percebem isso..

Por outro lado, percebo uma busca desenfreada pelo “novo”, pelo que está na “moda”, pela nova tradução de tal ministério estrangeiro.. o que me entristece muito. Sabe por que? É tanto esforço disprendido em “fazer igual” uns e outros e tudo não passa de um vento.. Sim. Muitos na igreja não entende sequer o que está sendo cantado, a musica não “convence”, não traz mensagem sólida, não aquece o coração, não traz a igreja junto na adoração. Não estou dizendo que não é uma adoração, não é isso.. Estou dizendo que a adoração fica só ali em cima do palco, ela não atingiu a igreja... A igreja só assistiu, ficou observando ali os 5 minutos da apresentação.. Desta forma, sinto dizer, mas a ministração não teve sucesso. Não frutificou.

É tão impactante quando o ministério de dança consegue envolver a igreja e vemos o Espírito Santo tocando corações, operando sua obra em cada vida. Isso não tem preço! Como conseguir este mover na ministração? Creio que uma solução possível para este problema passa também pela escolha da musica, irmãos queridos..

A igreja só responde a uma ministração de louvor se ela conseguir entender a mensagem corretamente. Para ser direta: A igreja só canta uma cançao se ela já conhece, correto? Depois de conhecida a canção é que conseguimos cantar com sinceridade e inteireza de coração.. E enfim nos rendemos ao toque do Espírito através daquela nota, não é assim? Com a dança será igual amados!

Ore ao Espírito Santo que te dê o entendimento e o discernimento dos tempos do que ele está fazendo na igreja, e ele trará canções ao seu coração. Essas canções serão instrumento de avivamento na igreja. Não busque musicas nas paradas de sucesso, busque em Deus..

Mas Silmara, então você só utiliza musicas velhas? Rsrsrs
Não queridos.. eu espero, aguardo o momento certo para traze-las para a igreja.. Espero sair a febre do momento, espero ver que frutos que vem desta ou daquela canção, pergunto ao Espírito Santo se esta canção vai somar edificação para a comunidade para enfim utilizar na ministração com dança.. Até que este tempo se cumpra, a igreja já conhece e consegue navegar junto na adoração...

E voce, qual método voce usa pra escolher os louvores para coreografar? Compartilhe comigo! De sua opinião! Participe com seu comentário, vai abençoar a muitos!

No amor de Cristo
Silmara Caetano
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :

  1. Quando eu ouço o louvor que me faz fechar os meus olhos e ir além,sinto Deus bem pertinho de mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glórias a Deus, querido leitor anonimo! Isso que vc descreveu é exatamente o primeiro requisito que coloquei acima: o louvor deve trazer Relacionamento com Deus! Obrigada pela sua visita, pelo seu comentário também! Espero receber sua visita aqui mais vezes! Um grande abraço!!

      Excluir
  2. Adorei o artigo, concordo com tudo o que disse! É uma pena que muita gente ainda não entende a importância de buscar as coisas em Deus, preferindo buscar a música da moda só porque é "legal", deixando de se preocupar se aquela música irá impactar/envolver a igreja ou não...
    Eu sempre busco de Deus a música certa para coreografar, porque Ele, mais do que ninguém, sabe qual música será ideal para o momento em que a igreja está passando. Costumo procurar músicas em minha playlist (que tem um misto de músicas novas e antigas, de ritmos e estilos diferentes), sempre pedindo a Deus que me mostre a música certa. Se não encontro em minha playlist, ouço a playlist dos outros kkkk, ou peço músicas diferentes para os meus amigos, mas sempre orando, sempre pedindo para Deus mostrar a música certa.
    Quando ELE escolhe, é certo que a coreografia irá impactar e falar com a igreja, irá atingir o seu alvo. Mas para Ele mostrar a canção certa, o líder precisa estar disposto a variar sua playlist, se tornar um pouco mais eclético e não se limitar a escutar somente as músicas que estão na moda, porque as vezes a música certa pode estar nas ditas "músicas velhas" ou naquele ritmo que o líder não costuma escutar. Os dois casos já aconteceram comigo, o da música ideal ser "velha" e o de estar em um estilo musical que eu não costumava ouvir, mas em ambos os casos, Deus me mostrou que aquela era a música certa e quando as coreografei, a dança falou muito com a igreja!!
    Não é só porque eu gostei mais de determinada música que ela é apropriada ou a certa para coreografar. Quando eu arrisquei escolher a música por mim mesma, não consegui nem terminar a coreografia, porque a criatividade simplesmente não fluía (e se o negócio não fluiu na hora de montar, imagine na hora de apresentar). Já vi um caso também, de uma líder que coreografou uma música em inglês, porque "achou" a versão em inglês mais bonita do que a versão traduzida, mas a apresentação foi um desastre, a igreja não entendeu o que a música dizia (eram pouquíssimos os que falavam e entendiam inglês), consequentemente não entendeu a coreografia e passou 4 minutos assistindo algo que não significou nada para ela. Não vale a pena escolher por si próprio...
    Mais uma vez, parabéns pelo artigo ^-^
    Deus a abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nat, Realmente quando tudo está na condução do Espírito flui melhor! Obrigada por compartilhar sua experiencia. Com certeza vai abençoar a muitos! Obrigada por sua visita! <3

      Excluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]