Pense Nisso

Origens do Leque - Fan Veu


Graça e Paz! Pessoas dançantes!
Neste post quero trazer algumas informações sobre aquele famoso véu-leque que está fazendo muito sucesso em meio a dança evangélica também..  O Fan-Véu! Todos já sabem como o efeito deste acessório arrebata a atenção durante uma ministração de dança.. é realmente uma lindeza!

E ainda não percebi os ministérios utilizarem todo o potencial deste acessório. Atualmente vejo somente a utilização dele para ilustrar o "fogo", mas ele pode também ser usado para muitas outras alegorias..

Mas enfim, vamos ao que interessa!

A Origem:

Muitos acham que o Fan Véu tem origem na dança do ventre, mas isto não é verdade.. Sua Origem é na dança coreana e japonesa, a conhecida "dança dos leques" (buchaechum) onde a dança de leques formam figuras atraves da cadencia dos movimentos e ritmo. É encantador observar imagens como borboletas, flores abrindo e fechando.. ondas maritimas.. enfim.. a criatividade humana é ilimitada.. Esta dança era apresentada em ocasiões especiais e sofreram influencias de danças tradicionais da cultura coreana.


É, realizada por um grupo de mulheres, que vestem as roupas tradicionais coreanas,  e claro, com leques, que têm sempre cores vivas e bonitos padrões. A dança dos leques pertence à categoria das novas danças tradicionais, foi criada por Kim Baek-Bong, e foi apresentada pela primeira vez ao público em 1954, e desde então tornou-se uma das danças mais apreciadas na Coreia.Fonte: https://coisasdacoreia.wordpress.com/2012/05/25/부채춤-a-danca-dos-leques

O fan-veu começou a aparecer na dança do ventre aproximadamente em 2003. Época em que vários grupos de dança coreanas se apresentaram nos EUA e passou a influenciar com a encantadora coreografia de leques. A fusão ocorreu quando tiveram a idéia de mesclar o véu (caracteristica da dança do ventre) ao leque (caracteristico coreano, chinês). E esta combinação deu tão certo que o fan veu conquistou muitos seguimentos da dança até hoje.


Atualmente, muitas pessoas tem receio de agregar o uso do fan-veu em seus ministerios de dança, por acreditarem que suas origens estão ligadas a cultos pagãos da antiguidade. Mas nesta pesquisa, você pode observar que a verdade não é esta.. Aliás, sobre este zelo ministerial, recomendo também a leitura do post sobre o Veu Wings       CLICK AQUI      onde aconteceu uma interação muito sadia e interessante dos nossos leitores nos comentários do post, falando sobre usar ou não usar o adereço na igreja.

Vou também recomendar este video mostrando uma apresentação com fan veu, mostrando o movimento de àguas.. Já pensou uma ministração sobre o rio de Deus com este adereço! é de arrepiar..!



Por fim, vou deixar vcs com esta reflexão.. É um adereço que precisa ser melhor explorado em seus recursos na dança cristã? ou vc acha que não devemos misturar referencias seculares nas nossas coreografias? O que acha? Fique a vontade para comentar....


PS: Caso tenha Interesse, temos uma promoção rolando em nossa lojinha no Mercado Livre, os preços de Fan Veu estão imperdíveis.. Click no Link para conhecer! LOJA
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o seu Comentário :)
  • Blogger Comente com o Blogger
  • Facebook Comentários do Facebook
  • Disqus Comentários do Disqus

Nenhum comentário :

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]