Pense Nisso

#Podcast - 10 dicas para o Ensaio do Ministério de Dança ser mais Produtivo






Shalom Adonai!
Neste post e podcast separei 10 dicas que farão sua equipe produzir muito mais no ensaio. Se você líder implementá-las em sua rotina, em pouco tempo você vai perceber a diferença... Chega de perder tempo! Vamos a elas!

DICA 1:  A ORGANIZAÇÃO PRÉVIA DO ENSAIO

Tem grupos que vão pro ensaio e ficam o tempo todo conversando... e o líder não consegue encontrar o caminho para engrenar a equipe e crescer  ministerialmente... o segredo é planejar, estruturar e organizar.. Estas dicas são práticas: então pegue uma agenda ou caderno e avalie o tempo que você tem de ensaio. E divida o tempo entre esses itens essenciais.. Você pode utilizar o nosso planner (Link Aqui), mas se não quiser, arrume um caderno e já estabeleça que horas começa, quem fará o devocional ou o estudo.. quanto tempo será dedicado para esta parte,  o tempo que será dedicado ao alongamento.. que musica será usada no alongamento, que exercícios você vai trabalhar com a equipe: se vai fazer barra, se vai treinar saltos, sequências, ou se vai trabalhar variações de chão... etc... anote também o tempo que terá para esta atividade e as músicas que vai precisar..  leve o máximo de coisas anotadas na sua agenda...

DICA2 : COMPARTILHE A MUSICA QUE SERÁ ENSAIADA
Escolher a musica previamente e já transmiti-la ao grupo vai fazer com que os integrantes já estejam familiarizados com ela e isso ajuda muito na hora do ensaio a assimilar e gravar a coreografia.. se sua equipe costuma decidir em conjunto sobre a musica trabalhada, então combine antes, para que no dia todos saibam cantar a musica, pelo menos. Sabendo a musica, o cérebro grava a coreografia mais facilmente.. Acredite, isso ajuda mesmo...

DICA 3: CRIE A COREOGRAFIA ANTES
Eu sofria muito para coreografar na hora do ensaio, as conversas paralelas me distraiam e eu não me concentrava, esquecia facilmente o que já tinha feito... era terrível. Até o dia que percebi que, sozinha no silencio em casa, a coisa fluía muito mais facil, então passei a montar em casa, durante a semana, e depois chegava no ensaio já sabendo o que deveria passar para o grupo..  assim eu conseguia fazer com que a equipe aprendesse a coreografia em dois ensaios. Criando antes vai poupar um tempo enorme do seu ensaio. Se vc cria a coreografia com alguém, então divida a musica e combine para que a outra pessoa também monte antes.. Você monta um trecho, ela monta outro trecho.. e assim a coreografia esta montada no dia do ensaio. Claro que as vezes, não conseguimos montar 100 por cento, mas anote as ideias que for tendo, para que não chegue no dia do ensaio e você não tenha nada por onde começar... 



Cada líder tem seu jeito de montar coreografias e sei que tem pessoas que tem mais dificuldades que outras, eu tinha uma dificuldade enorme... mas com o passar do tempo e com a orientação que Deus foi me dando, eu acabei montando um método, uma forma de montar coreografia que me ajudou a vencer as minhas dificuldades... Acho que eu não falei desse método aqui no blog, então se você quiser conhecer o jeito que eu monto as minhas coreografias, deixa aqui nos comentários.. se o pessoal tiver interesse eu vou gravar um podcast, ou fazer um post sobre isso..

DICA4: COMEÇE NO HORARIO, RESPEITE OS HORÁRIOS

Começar o ensaio no horário é muito importante. Contratempos todos nós estamos sujeitos, mas o líder deve identificar o que é imprevisto e o que é falta de compromisso.  Então comece no horário e os que chegarem atrasados vão perceber que terão que correr atras do prejuío e no próximo não irão mais atrasar. Da mesma forma, tem gente que quando abre a bíblia não para mais de falar... vamos dividir o tempo e respeitar que hora da palavra é da palavra e hora do treino é o treino...

DICA 5 : VESTUARIO

Ir ao ensaio com a roupa errada também atrapalha demais, não só o bailarino, mas até o lider ou o professor que observa os movimentos saindo errado porque o abençoado foi de jeans pro ensaio. O figurino para ensaio não é calca jeasn, bermuda jeans, nem shots de qualquer material.. Gente, isto é basico, mas muitos ministros não respeitam, não usam sapatilhas, dançam descalços ou de tenis  Isso atrapalha a produtividade.. descalso não tem como girar... de tenis não da pra fazer flex nem ponta... Calcado pra ensaio é sapatilha! Roupa pra ensaio é colan, calça bailarina ou leggin (no tamanho certo, que não fique descendo) e camiseta folgada... ok!

DICA 6: NAO DESPREZE O AQUECIMENTO

Isso não deve ser feito.. isso é um desrespeito ao corpo do bailarino.. Não faça isso... O alongamento diz para o corpo: acorde, vamos dançar... o aquecimento diz para os seus musculos: se prepare, vou precisar de você numa missão impossivel! Sujeitar o bailarino a um exercicio sem aquecer pode trazer sérias lesões, trazer um prejuizo de meses sentindo dor e o desfalque da equipe.

Dica 7: MATERIAIS, ELEMENTOS

Como você já planejou o ensaio, você já sabe que adereços, ou materiais vamos precisar no ensaio de hoje, então deixe-os a mão, arrumados, prontos para utilização. Deixe tudo organizado e à mão na hora do ensaio...


DICA 8: INSISTA COM A GARRAFA DE AGUA

A cada parada para beber agua, o grupo dispesa, saem numa correria atras de um bebedouro longe,  se perdem preciosos minutos de ensaio... e ao retornar niguém mais lembra onde estavam na coreografia... Será que isso só acontece comigo? kkkkk Vamos voltar a insistir no uso de garrafinhas de agua para que a retomada seja mais rápida.

DICA 9: MOTIVE A EQUIPE PARA SUPORTAR UM POUCO MAIS
Depois de horas ensaiando, a equipe naturalmente vai se dispersando e cansando devido ao treino. E ai você olha pro relógio ainda tem ali mais meia hora até o fim do ensaio, nessa hora o lider precisa motivar a equipe a dar um pouco mais de si, é preciso convencer o grupo a “andar mais uma minha” como disse Jesus..

DICA 10: GRAVE O ENSAIO
Eu sei que hoje em dia muitos ministerios já fazem isso.. Mas o que tenho que acrescentar é.. primeiro treine, aprendam bem a coreografia, repassem varias vezes e por ultimo, antes de ir embora, façam o filme … Façam o filme com o resultado final, para compilar , resumir, tudo o que foi coreografado.. deixando para o final você vai ver... vai ser mais produtivo!

Bom pessoal, essas foram as minhas 10 dicas para tornar o ensaio mais produtivo... Se você gostou, compartilhe este estudo! Se você tem alguma dica que não foi falado e quer dividir com a gente, comente aqui no blog, participe, este espaço é seu também...


No Amor de Cristo,
Silmara Caetano
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

9 comentários :

  1. Amei o podcast de hoje 😍👏
    Concordo com todas as dicas. Parabéns pelo novo trabalho Silmara, Deus a abençoe cada vez mais. Ansiosa pelos próximos podcasts 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Nat, e eu estou ansiosa pra gravar um episódio com convidados!! Venha compartilhar sua sabedoria com nossos leitores... rsrsrsrs 👏👏👏😘😘😘😘

      Excluir
  2. Resposta de Deus, estava me sentindo desmotivada e questionando meu chamado para dança e liderança.
    Vou baixar a agenda e vou acompanhar o blog.
    Se puder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magna! A PAz do Senhor Jesus seja contigo! Agradeço imensamente pela sua visita e pelo recadinho aqui nos comentários.. Todas nós passamos por isso.. Mas fique firme, não desista! A circunstancia nem as dificuldades são maiores que o Deus que te chamou! Creia! Você é a pessoa certa para este chamado, neste tempo! Vc é profeta de Deus! Não olhe para o resto! Olhe para Deus! Um bjo! Depois me conta se gostou do Planner! 🤗😘💪

      Excluir
  3. Esqueci de comentar, goataria de saber como você monta as coreografias.

    A paz que Deus continue lhe dando direção 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH sim.. Vou preparar uma postagem com meu método.. Realmente vai ser uma boa dica para quem tem dificuldades.. Obrigada pelo contato! 👊

      Excluir
    2. Ola a paz entrei agora pra ver sobre ensaios e vi que isso foi postado e fevereiro e vc ja gravou seu metodo de montar coreografias , entao onde vejo?
      Obrigada 😘😘

      Excluir
  4. Oi Paz e graça...tem uma galerinha adolescente que querem muito ajudar nos evangelismo com a dança...qual suaica pra montar coreografia.

    ResponderExcluir
  5. GENTE SEM SABER ENCONTREI ESSE SIT HOJE, E ESTOU AMANDO TUDO. SILMARA VOCÊ JÁ
    GRAVOU O VIDEO COM SUA TÉCNICA DE MONTAR COREOGRAFIA EU GOSTARIA MUITO DE SABER?

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]