Pense Nisso

#Podcast: Disciplinando um liderado - Qual o papel do lider?




Shalom amados!
Muitas são as duvidas do lider quando chega este momento: ter que disciplinar um liderado!

No ministerio de dança, uma boa conduta por parte de todo o grupo deve ser observada pois somos como uma vidraça.. Estamos à frente nos domingos, ministrando no altar, e nossa conduta deve ser exemplo durante toda a semana, em todos os ambientes em que estivermos, já que pessoas nos vêem e devem considerar nossa vida fora da igreja condizente com a nossa fé que proferimos, afinal, como vamos evangelizar nossos colegas de trabalho ou de sala de aula, nossos vizinhos etc.. se damos mal testemunho, se somos mentirosos, se vivemos uma vida promíscua, ou se somos roubadores, enfim.. a lista é imensa, e não é o foco aqui...

Desde que comecei este blog, há 8 anos, já recebi inumeros comentarios e emails de lideres que se vêem em situação dificil por ter que disciplinar alguem e não saber como agir, como chegar, como falar.. medo das consequencias, medo de rachar o grupo, medo de perder um liderado, de ser mal compreendida... etc.. Como é dificil liderar! Ah se não for o Senhor conosco!!

Disciplinando um liderado


É sempre bom quando o grupo tem um estatuto, uma lista com as regras, para que o liderado esteja ciente que ele sofre a disciplina por quebrar uma regra, e não porque "esta sendo perseguido" ou porque o "lider não gosta dele". Nessas horas, um estatuto bem definido é um alivio para o lider... Por isso, se seu ministerio ainda não tem um, sugiro que façam um urgentemente.. No nosso Planner para ministerios de dança contem uma seção que pode te ajudar a se organizar com isso!

Mas antes de disciplinar alguém, o lider precisa ter um momento de busca sincera no secreto com Deus. De preferencia em jejum... Para que busque a vontade de Deus, para que busque uma orientação clara, para fechar brechas e o diabo não encontre lugar para agir. Já vi lideres bastante atormentados por agirem de forma impulsiva e não vigiarem, perdendo o liderado para sempre..

Agora, compartilhando um pouco das minhas experiências pessoais, pois também passei muitos apuros nessa área, passei por algumas situações que me afetaram muito além do que deveria, e passou a ser um fardo tão pesado que perdia o sono, passava noites em claro, chorava e me deprimia, enfim, eu não vivia mais a minha vida, era ministério 100% do meu tempo e aquela situação dificil que eu estava lidando estava a me consumir. Foi aí que numa noite parei de orar a Deus pela situação e fui sincera com Deus ao abrir meu coração dizendo que não estava mais sabendo lidar com aquilo, que eu não aguentaria mais aquilo, que eu era incapaz de segurar aquele peso, tal era a gravidade da situação em questão. Queria que Deus cuidasse de mim! Claro, imediatamente o Espirito Santo me aqueceu o coração com a sua presença e ministrou ao meu coração uma lição que mudaria minha vida e forma de liderar a partir daí. Ele me ensinou qual é o papel do lider...

Qual é o papel do lider?


Primeiro, vamos buscar entender qual é o significado da palavra líder: Orientador, Influenciador, Líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas à ação, sem o uso da força ou do medo. O que Deus espera de mim como lider é que eu seja um referencial para os meus liderados, para que minha conduta irrepreensível, para que a minha dedicação ao ministério, para que a minha paixão pela presença de Deus e amor sejam exemplo e inspire meus liderados a seguir assim também. Devo me aperfeiçoar para incentivar meus liderados a crescerem tecnicamente também.. Então compreendendo? Devo ser um exemplo, para dar exemplo.. Devo ir a frente do grupo, para que os liderados sigam meus passos.. Ok!

Como lider, devo ser um orientador em como trilhar no caminho da adoração verdadeira e sincera. Devo orienta-los na busca em conhecer o chamado individual, orientar nos principios biblicos do compromisso com a obra de Deus e na semeadura ministerial, em dar o nosso melhor..

É com isso que devo me preocupar, como lider, são estas as minhas ações, até aqui vai o meu papel, de ser um orientador ministerial, alguem para ser "copiado" rs.

Quando um liderado erra, devo conversar "orientando" qual é a melhor conduta. Ponto. Até aqui eu posso ir. Se o grupo tem um estatuto que prevê esta conduta errada, o lider está tranquilamente amparado em afastar esta pessoa do ministerio até que este se comprometa a se corrigir.

Quando temos alguma situação em que a pessoa já foi orientada mais de uma vez e não se "concerta" o lider esta amparado pelo estatuto em afastar definitivamente e deve ter o apoio de outras lideranças, pois todos estarão cientes que a pessoa foi orientada, foi "conversada" varias vezes e mesmo assim, escolheu não seguir a orientação. Isto deve calar todo tipo de confusão que possa surgir quando não existe um estatuto que ampare o lider.

Agora vem a parte em que muitos lideres erram. Muitas vezes o que está acontecendo é que o liderado está tomando outro rumo, está vivendo uma vida dupla, é rebelde, é promiscuo, é contencioso e, muitas vezes endemoninhado, e o lider se vê "obrigado" a resolver esta situação, achando que é responsável pela vida desta pessoa. Ele já escolheu o caminho de pecado mas ainda cumpre as suas tarefas na casa de Deus: vem ao ensaio, ainda quer dançar mesmo estando em pecado.

Líder, sua função neste caso é orar por esta pessoa e conversar com o Pastor da igreja, pois é dele a função de disciplinar, de afastar etc. É dever do pastor ir resgatar a ovelha perdida, é dele que o Senhor vai cobrar. Se ele não estiver ciente do que está acontecendo vc vai ser responsável também.
Não é uma ovelha que vai atrás da perdida, é o seu pastor! e vc lider é ovelha também.. nunca se esqueça disso...

Muitos lideres erram por tomarem pra si uma responsabilidade que não é deles. e trazem pra si uma dor de cabeça que não podem suportar. Assim também muitos pastores sofrem quando tentam resolver situações que cabe somente a Deus.

Passei por muitas situações dificeis, mas depois que me submeti ao conselho do Senhor, a coisa ficou mais leve.. e passei a viver uma qualidade nunca antes experimentada na liderança da dança, de acordo com o que o Senhor esperava de mim.

Se você ja viveu situações dificeis referentes a disciplina e liderança, compartilhe comigo aqui abaixo nos comentários. Com certeza seu testemunho vai abençoar a muitas pessoas!

No Amor do Senhor,
Silmara Caetano
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o seu Comentário :)
  • Blogger Comente com o Blogger
  • Facebook Comentários do Facebook
  • Disqus Comentários do Disqus

Nenhum comentário :

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]